terça-feira, 8 de agosto de 2017

8/8/88 - História sucinta da Família Moy Yat Sang

Em 8 de agosto de 1988, o Patriarca Moy Yat autorizava seu discípulo, Grão-Mestre Leo Imamura, à fundar a Família Moy Yat Sang. Isso ocorreu na histórica sede mundial da MYVT de Chinatown de NYC, na 45 East Broadway. Foi assim que a Denominação Moy Yat Ving Tsun nascia na América do Sul. Segue a trajetória sucinta desses 29 anos completados em 2017:

1987: primeira foto entre Moy Yat e Moy Yat Sang, em New York.
1988 - Grão-Mestre Leo Imamura (Moy Yat Sang) recebe autorização formal do Patriarca Moy Yat para constituir a MYVT no Brasil. O Mo Gun (recinto marcial) de São Paulo torna-se a primeira sede em toda América do Sul.
As dez primeiras placas tracionais, representando o Clã Moy Yat.
1989 - Patriarca Moy Yat outorga o Jiu Pai (placa tradicional chinesa) de número 8 de seu Clã para a Família Moy Yat Sang.
Seminário internacional de Ving Tsun com o Patriarca Moy Yat. O primeiro no Brasil.
1990 - I visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil, em São Paulo - SP.

1990 - Inaugura-se núcleos no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Botucatu. Na Argentina, inicia-se o primeiro núcleo em Buenos Aires.

1992 - Fernando Longobardi, discípulo de Grão-Mestre Leo Imamura, torna-se o primeiro membro da Família Moy Yat Sang à frequentar a sede mundial de New York, acompanhando o seu Si Fu no processo de transmissão denominada "Vida Kung Fu" (Sam Faat).

1992 - II visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil, em São Paulo - SP.

Terceira visita do Patriarca Moy Yat ao Brasil.
1994 - III visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil, em São Paulo - SP.

1995 - Inaugura-se o Núcleo Central da Família Moy Yat Sang, tornando-se o maior Mo Gun da MYVT em todo o mundo.

1996 - IV visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil, em São Paulo - SP. Na ocasião, comparecem os grão-mestres Pete Pajil, Miguel Hernandez e Benny Meng junto a comitiva.
A primeira comitiva brasileira nos EUA, em 1997.
1997 - A primeira grande comitiva da Família Moy Yat Sang viaja para New York, para prestigiar a aposentadoria oficial do Patriarca Moy Yat, em seu aniversário de 60 anos.

1997 - Grão-Mestre William Moy, filho do Patriarca, visita pela primeira vez o Brasil, realizando seminários em São Paulo.

1998 - V visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil, no Rio de Janeiro - RJ.
Inaugura-se o busto oficial do Patriarca Ip Man.
2000 - VI visita oficial do Patriarca Moy Yat ao Brasil. Em sua última visita, o líder do grande Clã percorre as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na sede da América do Sul, o Patriarca dedica o seu Busto Oficial, com dedicatória à Família Kung Fu do Brasil.
A lápide do fundador da linhagem Moy Yat.
2001 - Falece o Patriarca Moy Yat, em 23 de janeiro. Uma grande comitiva do Brasil viaja junto ao Grão-Mestre Leo Imamura para prestar condolências à esposa, filhos e discípulos da família Moy.

2001 - Inaugura-se o Núcleo Brasília, na Capital Federal.

2002 - Madame Helen Moy e seu filho, Grão-Mestre William Moy, viajam ao Brasil para confirmar o laço entre a Família Moy Yat Sang e o grande Clã Moy.

2003 - Na celebração do aniversário de 40 anos do Grão-Mestre Leo Imamura, a Denominação Moy Yat Ving Tsun ganha uma moderna roupagem, com o surgimento do Programa MYVT de Inteligência Marcial.
Os primeiros mestres da Família Moy Yat Sang, em 2003.
2003 - Ocorre a I Titulação de Mestre no Brasil, tornando a Família Moy Yat Sang um Clã mundial. Foram titulados na classe "Mestre" na primeira cerimônia: Renato Almeida, Rogério Baeta, Anderson Maia, Nataniel Rosa e Julio Camacho. Numa segunda cerimônia, foram titulados: Fabio Gomes e Leandro Godoy.

2004 - Grão-Mestre Micky Chan (atualmente em Hong Kong) visita a Moy Yat Ving Tsun do Brasil, para uma série de seminários e palestras.

2006 - No lançamento internacional da obra "IP MAN VING TSUN GENEALOGY", o grande Clã Moy recebe destaque. Em especial, a publicação apresenta o Clã Moy Yat Sang e comprova o maior número de descendentes de todo o grande clã.

2007 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Fabio Matsushita e Washington Fonseca.
Celebração dos 20 anos da Família Moy Yat Sang no Brasil.
2008 - A família Moy Yat Sang completa 20 anos e a celebração reúne todo o Clã, em evento na cidade de Belo Horizonte. Da comitiva internacional, participam a líder maior, Madame Helen Moy, acompanhada dos grão-mestres Lester Lau, de New York, e Nelson Chan, de Toronto.
O grande Clã Moy no histórico Templo Shaolin do Sul. 
2009 - Realiza-se a primeira expedição à China, com o grande Clã Moy representados por 30 membros, dentre mestres e discípulos dos EUA, Brasil e Argentina, para a criação do Projeto "A Bordo do Junco Vermelho" (www.onboardtheredboat.com).

2009 - O Clã Moy Yat Sang, com esforços dos discípulos ativos, funda oficialmente a "Casa dos Discípulos", Mo Gun onde está estabelecido o líder do Clã Moy Yat Sang, recebendo descendentes do Brasil e do exterior.

2009 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" do membro Celso Grande.

2010 - No aniversário de 70 anos de Madame Helen Moy, em New York, o Clã Moy Yat Sang é representado em grande número. Na ocasião, lança-se a obra debute do projeto "A Bordo do Junco Vermelho", denominada "Dr. Leung Jaan", sobre o quinto ancestral do Ving Tsun produzida no Brasil pelo Mestre Leonardo Mordente.

2010 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Ursula Lima e Walter Correia.

2012 - O Clã Moy Yat Sang oficializa o Núcleo Madri - Espanha, sendo o primeiro da MYVTMI na Europa, fruto do trabalho de anos anteriores do Mestre Sênior Marcelo Navarro.

2012 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" do membro Felipe Soares. Na Espanha, é titulado "Mestre" o membro Marcelo Navarro.
Grão-Mestre Leo Imamura nos seus 50 anos. Com Helen Moy e Vanise Imamura, sua Si Mo e esposa.
2013 - Celebração do Cinquentenário do líder do Clã  Moy Yat Sang, ocorrida na cidade de São João del Rei - MG. Para homenagear os 50 anos do Grão-Mestre Leo Imamura, o clã recebe a Madame Helen Moy, Grão-Mestre Pete Pajil e Grão-Mestre Miguel Hernandez, dentre mais de cem convidados.

2013 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Leonardo Mordente e Ricardo Queiroz.

2014 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Domênico Bernardes e Diego Guadelupe.
A primeira titulação para Mestre Sênior com a presença do Clã Moy Yat Sang. 
2014 - I Cerimônia de Titulação classe "Mestre Sênior", sendo titulados os mestres Renato Almeida, Anderson Maia, Nataniel Rosa, Julio Camacho, Leandro Godoy, Marcelo Navarro, Washington Fonseca e Celso Grande. 
I Titulação para Grão-Mestre da IMYVTF.
2015 - Grão-Mestre Leo Imamura recebe a titulação "Grandmaster" da International MYVT Federation, a primeira do gênero em todo o Clã mundial, na ocasião em que celebrou-se o aniversário de Madame Helen Moy, na Philadelphia.

2015 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Peter Hutchinson, Guilherme Freitas, Rafael Castro, Pedro Valadão, Rodrigo Giarola e Tiago Quintela. Na Argentina é titulado "Mestre" o membro Ernesto Lázzaro.

2015 - Cerimônia de Titulação classe "Mestre" dos membros Leonardo Reis e Thiago Pereira, a primeira da 12a. geração do Ving Tsun Mun, dentro do Clã Moy Yat Sang.

2016 - No completar dos 20 anos da International MYVT Federation (fundada em 28/6/96), o Grão-Mestre Leo Imamura participa do evento no Canadá, em que celebrou-se o aniversário do Grão-Mestre Sunny Tang, atual presidente da federação internacional.

2016 - II Cerimônia de Titulação classe "Mestre Sênior", sendo titulado o mestre Fabio Gomes.

O Clã Moy Yat Sang, em março de 2017, nos 30 anos da admissão de seu líder.
2017 - Grão-Mestre Leo Imamura completa 30 anos de sua admissão na Família Moy Yat. O Grande Clã memora o dia 27 de maio de 1987, data em que o Patriarca Moy Yat reconhece o atual líder da MYVTMI como seu discípulo formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário