terça-feira, 28 de março de 2017

Aparelhos tradicionais do Ving Tsun são reinstalados após 20 anos

Patriarca Ip Man no histórico Muk Yan Jong em Hong Kong.
No Sistema Ving Tsun existem dois aparelhos: Muk Yan Jong e Geuk Jong. O primeiro, o "boneco de madeira" é bastante popular, ainda que o acesso tradicional às chamadas "108 técnicas" sempre foram restritas. O segundo aparelho, para chutes, consiste em pilares que formam uma pétala da flor de ameixa. O acesso a esse segundo aparelho foi, no passado, ainda mais reservado, até mesmo pela dificuldade de dispor de uma amplo espaço e ainda enterrar os pilares no solo. Ambos conhecimentos foram transmitidos pelo Patriarca Ip Man ao então discípulo de Hong Kong, o Patriarca Moy Yat.
Patriarca Moy Yat no Muk Yan Jong dos EUA, em 1996.
Geuk Jong sendo apreciado pelo Patriarca Moy Yat, nos EUA.
Grão-Mestre Leo Imamura trouxe esse aprendizado, sob a denominação Moy Yat Ving Tsun, para a América do Sul, há 30 anos. Foi em São Paulo, nos anos 90, que ele transmitiu o Mui Fa Jong (nome do conjunto de aparelhos) aos seus discípulos, dentre eles, o Mestre Anderson Maia.
Hoi Jong, o acesso ao nível superior inicial, de Anderson Maia, em julho de 1996.
Na Moy Yat Ving Tsun de Minas Gerais os dois aparelhos surgiram como aprendizado formal somente em 1996. Construídos pelos próprios membros do núcleo mineiro nessa época, essas mesmas peças foram agora, passados mais de 20 anos, reinstalados no Mo Gun privativo do Mestre Anderson Maia, na cidade de São João del Rey - MG, terra natal do referido Si Fu.
Os tutores Thiago Rochael e Rafael Lembi reinstalando o Geuk Jong.
Muitos aparelhos do Ving Tsun são hoje confeccionados, dentro do Clã Moy, sob o mais alto padrão de qualidade, superando em muito os originais de 1996 reinstalados agora. As desgastadas peças do recinto marcial do Si Fu Anderson Maia tem hoje um caráter histórico, ainda que servirão para a prática da geração atual e vindouras, para os membros que são especialmente convidados à frequentar tal Mo Gun privativo.
Geuk Jong: os pilares para os chutes do Ving Tsun.

Muk Yan Jong de 1996: agora no Mo Gun privativo.
Agende a sua visita acessando: www.myvtmg.com.br

Um comentário:

  1. Uma das coisas mais bonitas da vida é não perder a história da vida. Qualquer símbolo que possa marcar a história e feitos dos nossos antepassados, é vida no presente.

    ResponderExcluir