terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jantar e Cerimônia da Família Moy On Da San

Ocorreu em Belo Horizonte a XI Cerimônia Tradicional da Família Moy On Da San e o Jantar de Celebração do Ano Novo Chinês do Cavalo. O evento reuniu mais de oitenta membros no restaurante Yun Ton, no bairro Lourdes da capital mineira.
Mestre Anderson Maia, ao fundo, com as testemunhas formais e a mesa cerimonial.
A Família Moy On Da San, liderada pelo Mestre Anderson Maia, representa, desde março de 2003, a 12a. geração do Ving Tsun de Minas Gerais, integrado ao Clã Moy Yat Sang, este sob liderança do Mestre Sênior Leo Imamura.

A décima-primeira edição da cerimônia serviu para anunciar e coroar o processo de admissão (hoi kuen) e de passagem de nível que ocorreram no Núcleo Belo Horizonte, ao longo do ano anterior - 2013. Dessa forma, o líder da família kung fu, Si Fu Anderson Maia, lavra uma ata oficial, listando todos esses membros, admitidos e promovidos, firmada e testemunhada formalmente também pelos membros vitalícios ativos da Moy Yat Ving Tsun de Minas Gerais.
O tradicional Hoi Kuen - a abertura marcial - dos novos membros da família kung fu.
Associar a festa do ano novo chinês (san nin) à uma cerimônia tradicional da família kung fu (si mun din lai) torna-se mais auspicioso o momento para todos os envolvidos.


No jantar, foram servidos oito pratos* (vide abaixo) que simbolizam às boas-vindas ao novo animal regente no ano chinês - 2014 será o ano do cavalo. Confraternização e harmonia marcaram o evento, que tornou-se já um marco no calendário da Moy Yat Ving Tsun, em Minas Gerais.

*O 8, em chinês "baat", é palavra de mesmo som da palavra fortuna. Por isso, ele está ligado à sorte para os chineses. No banquete, uma família chinesa costuma servir de entradas rolinhos primavera e típicos pastéis. O primeiro foi inventado justamente para homenagear a chegada da primavera, a estação vigente na China. Nos pastéis, coloca-se uma moeda dentro de um, numa porção. Aquele que encontrar a moeda do prato, terá sorte durante o ano. 
b
Rolinho Primavera: o nome indica a chegada do ano novo e a nova estação.
Os pratos principais são sempre servidos em duplas, um "yin", outro "yang", para dar o bom equilíbrio e harmonia. Costuma-se servir um peixe inteiro combinado com macarrão, legumes e tofu. O peixe, pronuncia-se "yu", é palavra homófona de saúde. Serve-se inteiro, para tudo ter início, meio e fim. Os fios do macarrão sugerem vida longa, ao serem provados. Os legumes são servidos com cauda, que lembram a barba dos sábios, para dar sabedoria às pessoas. O "tofu" - queijo de soja, é o alimento básico dos monges, aspirando a paz para todos os dias. 
Fios do macarrão: vida longa. Peixe inteiro: saúde durante todo o ano.
Numa outra combinação, têm-se, por exemplo, o arroz chinês harmonizado com porco ao molho de gengibre. O arroz deve ser servido em forma de monte, para que todos subam na vida. O porco é o animal da riqueza e fartura. Não se pode deixar de comê-lo no ano novo. O molho de gengibre está ligado às fontes medicinais, pedindo boa saúde para todos. Por fim, come-se um prato nobre e raro, como por exemplo, escorpiões ou cobras najas. Para dar o perfeito equilíbrio, tal nobreza é combinada à um pedido rotineiro do povo, como o pão branco. Os doces fecham o banquete, no sentido de "toda a amargura" seja deixada. Tudo muito pensado, meticulosamente preparado, com grande simbolismo, para que não seja apenas um simples alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário