terça-feira, 21 de janeiro de 2014

The Grandmasters concorre ao Oscar 2014

A última produção cinematográfica sobre o Patriarca Ip Man - The Grandmasters, do aclamado diretor chinês Wong Kar Wai, entrou na lista de concorrentes do Oscar 2014, o mais prestigiado prêmio do cinema no mundo.
Wong Kar Wai com os protagonistas do filme, além do diretor de fotografia, Philippe Le Sound.
O filme, lançado em janeiro de 2013, participou de diversas premiações na Europa e na Ásia, sendo destaque no Festival de Berlim, na Alemanha, e do Festival de Cannes, na França. O chamado "Oscar Asiático", o Hong Kong Film Award, a película do Ving Tsun saiu premiada, em diversas categorias, inclusive de melhor filme e diretor.

A grande academia da premiação norte-americana, curiosamente não indicou o filme de Wong Kar Wai para o Oscar de melhor filme estrangeiro, como se esperava. The Grandmasters foi indicado na categoria Melhor Fotografia e Melhor Figurino.
A sutileza da luz, para dar força à postura...
... e a subjetividade do enquadramento, para aprofundar um contexto.
Wong Kar Wai e sua equipe sempre produziram filmes com foco na plasticidade dos cenários e a interação com os personagens. Neste filme, os demorados e subjetivos enquadramentos, para que sutis detalhes, por si só, pudessem explicar um sentimento ou uma efetiva ação. Neste contexto, o diretor chinês conseguiu uma grande aproximação com a eficácia de combate preconizada no Ving Tsun.
O belo figurino do filme, representado pelas damas chinesas de Foshan, nos anos 20.
Quanto ao figurino, o filme enfatiza o período da aristocracia chinesa, antes da guerra, quando o Ving Tsun de Ip Man, este ainda jovem, era chamado pelo círculo marcial e pelas elites de Foshan de "siu ye kuen", ou "a arte marcial dos jovens senhores".

Um momento de grande refinamento, expressado pela arte de se vestir e do rigor da etiqueta social daquela época, onde o patriarca viveu. Abaixo, Ip Man - como personagem e na vida real - trajado com o elegante e formal Cheung Sam, nobre até os dias atuais, em alguns meios na China.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário