quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Auspicioso evento encerra o ano de 2013

Os membros do Núcleo Belo Horizonte presentes no jantar de encerramento do ano de 2013 (foto: Alessandro Cerri).
O dia 11/12/13, data que contém forte simbolismo na China, foi escolhido para encerrar oficialmente as atividades do ano de 2013 do Núcleo Belo Horizonte da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.

Quando uma data contém seguidamente o "1, 2 e 3", tais algarismos representam as três potências "céu-terra-homem". Em um texto clássico do Grão-Mestre Moy Yat, ele explica que uma situação precisa estar "protegida" por estas três virtuoses: O céu são as coisas intangíveis que toda ação implica ter para se tornar viável. A terra compete as condições materiais adequadas para uma boa realização. E o homem é saber que você e suas relações são benéficas para que algo ocorra com êxito.

A noite de despedida de 2013 da Família Moy em Minas Gerais foi tão auspiciosa quanto o seu início. O ano da serpente começou para o Núcleo Belo Horizonte e seus membros com a incumbência de receber o grande Clã Moy Yat para realizar o cinquentenário do Mestre Leo Imamura. Um evento histórico e com desfecho feliz para a Moy Yat Ving Tsun (http://www.myvt-bh.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html).

O último evento de Minas Gerais, realizado no restaurante chinês Yun Ton, no bairro de Lourdes da capital mineira, foi aberto com a exposição anual do Mestre Anderson Maia sobre o mais sigiloso e raro acesso do Sistema Ving Tsun: as facas, conhecidas como Baat Jaam Do. Mestre Anderson apresentou aos presentes como se constrói o Kung Fu de um praticante para alcançar o nível de manuseio adequado das facas do Ving Tsun. Primeiro, a trilogia de mãos livres e o acesso ao boneco de madeira. Logo depois, o uso da primeira arma, o bastão longo, que completa a preparação para iniciar o acesso ao Baat Jaam Do, a segunda arma, o último nível. As demonstrações técnicas ficaram a cargo dos tutores seniores Pedro Valadão, Rodrigo Giarola, Ivan Giarola, Tiago Quintela e Oscar Lima.
Mestres Anderson Maia e Leonardo Mordente: sobre as mãos livres e as armas do Ving Tsun.
Além do Mestre Anderson Maia, o evento contou com a presença do Mestre Leonardo Mordente. Como profundo conhecedor da língua chinesa e também do Sistema Ving Tsun, Mestre Mordente chamou a atenção para os Kuen Kuit, os provérbios marciais, que dão referências sobre a eficácia das mãos livres, do bastão e das facas do Ving Tsun.

Após este inédito momento de conhecimento e troca de saberes, os membros do Núcleo Belo Horizonte, muitos deles acompanhados pelos familiares, desfrutaram do jantar chinês, encerrando a noite com uma grande certeza: verdadeiramente, as potências "céu-terra-homem" favoreceram o desenvolvimento da Moy Yat Ving Tsun no ano de 2013, abrindo grande perspectiva para 2014, o esperado ano do cavalo, animal de grande influência para os artistas marciais e guerreiros chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário